+ Artigos
 
 
 

Rua Barão Geraldo de Rezende, 282
1° andar - Conj. 13 -
ED. MEDICAL CENTER
Botafogo - Campinas

 
Tel / Fax: (19) 3232 - 8554
 

O esporte se tornou um hábito saudável e tem sido uma necessidade constante na vida das pessoas.

Hoje o número de casos de traumatismo em dentes permanentes é muito freqüente. A perda ou fratura dos dentes anteriores é um dos maiores motivos para o uso do protetor bucal.

Atualmente, existe no mercado uma variedade de protetores bucais específicos para pessoas que usam aparelho ortodôntico. Com o uso do protetor, os pacientes podem exercer suas atividades nas vá-rias modalidades de esporte com maior segurança.

Os protetores bucais impedem que os lábios se dilacerem no impacto contra os dentes, amenizam e distribuem as forças dos golpes frontais diretos, impedem o contato violento dos dentes superiores com os inferiores, evitam fraturas dos dentes e amortecem impactos na Articulação Têmporo Mandibular (ATM).

Existem protetores bucais simples, e são confeccionados de silicone, se encaixam nos aparelhos protegendo apenas a mucosa do atrito do aparelho.

Os mais sofisticados são confeccionados com dupla camada de PVC e Silicone,formando um núcleo de transferência de impacto, onde a superfície externa de absorção produz uma concha protetora que reduz e transfere o impacto do choque dos dentes anteriores para os molares polirradiculares (mais resistentes).

Dutos de ventilação mantêm o fluxo de ar constante, mesmo quando os dentes estão cerrados. Estes protetores ainda possuem amortecedor de ar para proteger as ATMs de serem esmagadas durante o impacto.

Nos EUA, as lesões dentárias por futebol americano têm diminuído drasticamente pelo uso obrigatório de protetores bucais, sendo então indicado para todos os atletas praticantes de esporte de contato.

Aqui no Brasil, o uso não é obrigatório, porém, é recomendado como prevenção, diminuindo assim, significantemente os traumatismos bucais.

 

Fonte: www.webclinicas.com.br